O Museu Nacional de Belas Artes comemorou em 13 de Janeiro de 2017, 80 anos de fundação.
Situado no Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro, na Av. Rio Branco nº 199, o edifício foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de Los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes.
Criado oficialmente em 1937 por Decreto do Presidente Getúlio Vargas, o Museu Nacional de Belas Artes ocupou o prédio dividindo espaços com a Escola Nacional de Belas Artes até 1976.
A coleção do museu se originou de três conjuntos de obras: As peças da coleção de D. João VI, deixadas no Brasil, quando do seu retorno à Portugal. As pinturas trazidas por Joaquim Lebreton , chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro em 1816; e ainda os trabalhos aqui produzidos pelos membros desta Missão, aos quais destacamos Nicolas Antoine Taunay, Jean Bastiste Debret , Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferraz.
O Museu Nacional de Belas Artes não pode deixar de ser visitado por quem mora ou esta de passagem pela cidade do Rio de Janeiro. Este possui a maior coleção de arte brasileira do século XIX e se dedica à aquisição, conservação e divulgação da produção artística brasileira e estrangeira.
Com uma coleção magnífica de pinturas, gravuras, esculturas e fotografia, vale a pena conhecer e conferir.
Fontes:
http://www.brasil.gov.br/cultura