Cultivar uma vida permeada pela paz evidencia limitações e potencialidades, e as tornam passíveis de serem manejadas.
Quando nos dedicamos a ter uma vida coerente, ou lapidamos uma atitude meditativa, o discernimento e a tranquilidade são a mola propulsora de cada escolha, de cada feito.
O estilo de vida que preconiza comodidade na ação diária tem um propósito mais alto bem definido e este se mantém evidente, tornando todos os outros, secundários.
Planos e projetos tornam-se claros e a personalidade torna-se mais dinâmica e poderosa. Criatividade e habilidades diversas são desenvolvidas e refazer planejamentos se torna mais fácil. Bem como redirecionar ambições. Abrir mão de um objetivo ou meta é viável, sob uma nova perspectiva ou sob o aconchego do bom senso. Novas possibilidades são criadas tendo uma mente fértil e inventiva, pois qualquer decisão estará contaminada pelo propósito de se manter em paz.
Desejar ser livre, feliz, em paz consigo mesmo é inerente a todo ser humano. Tal qual sentimentos de inadequação, insegurança e insatisfação são naturalmente evitados. Porém, quando atuamos com a premissa de zelar pela própria paz e sossego, da mesma forma como atendemos nossas urgências e necessidades básicas, estamos cônscios do que é mais importante dentre outras aspirações circunstanciais.