A transformação no Mercado imobiliário

O assunto mais abordado nos últimos dois anos é a crise que está afetando o mercado imobiliário.


Transformação no mercado imobiliario bogoricin prime interna

Em todas as rodas de conversas, vem aquela história de que as margens estão menores, os clientes querem cada vez mais descontos e benefícios agregados ao preço, que o marketing se dilui no mundo real indo cada vez mais forte para o mundo digital, etc, etc,etc.
Tudo isso nos leva a refletir sobre como as imobiliárias perderam o espaço que tinham e que, hoje, sua relevância é posta em cheque nos modelos tradicionais de operação.

Infelizmente para aquela imobiliária que operar em formatos mais arcaicos de atendimento a clientes verá que esta será uma crise cujo fim está cada vez mais distante.
A influência do digital é uma tendência do segmento e o resultado de uma evolução natural de um novo formato de negócios.

Desde alguns anos atrás o mercado vinha se acostumando a uma confortável e bem remunerada zona de conforto e poucos deram ouvidos para inovações no setor.

Trata-se de uma miopia de marketing aquela empresa que não percebeu uma mudança importante que aconteceu no negócio imobiliário: o poder passou
para o comprador, que tem mais opções e maneiras de comprar, tem mais acesso às informações pelas redes, que ele está em constante interação e por isso, é mais exigente e bem informado.

Pesquisas comprovam que o cliente antes de procurar uma imobiliária já fez sua pesquisa online seja pelos portais quanto pelos blogs e aplicativos disponíveis no mercado.

No novo mercado, as imobiliárias tem o dever de seguir alguns passos importante sob pena de sucumbir:

-Tenha um site amigável, fácil de navegar, para que seu cliente possa se “auto-atender”. Esteja sempre disponível, seja por chat , por WhatsApp , ou outras formas de comunicação.

-Seja multi canal. Esteja presente em todas as opções do mundo digital: Twitter, Facebook, SnapChat, YouTube,WhatsApp, etc,etc, Lembre-se que o consumidor está cada vez mais antenado, mais interativo, presente em todo lugar, ao mesmo tempo.

-Trate cada consumidor como se fosse único. Tenha em mente que a principal expectativa dele é a personalização do atendimento. Sempre, sempre dê retorno ao seu cliente.

-Conheça as reais necessidades do seu cliente para que você possa apresentar o produto que ele esta procurando.

-Treine e oriente sua equipe para estas novas práticas. Esta postura não pode ser apenas da direção. Tem que permear todos os funcionários em todos os níveis.

-Obtenha todas as informações da unidade que pretende alienar. Vá ao local, faça fotos de boa qualidade e uma descrição minuciosa, assim estará pronto para responder aos questionamentos dos clientes.

Memorize: Não tenha medo da mudança. Ela pode ser a chave para o seu sucesso!


Fonte:

Márcio Pegado
Consultor de Marketing e Branding.
Formado em Comunicação pela PUC/RJ, com MBA em Administração e outro em Varejo pela Coppead/RJ. Trabalhou em grandes agências de publicidade e no mercado de varejo e serviços dos maiores players em seus respectivos segmentos. Atualmente presta consultoria em estratégias de Comunicação de Marketing.



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil