O assunto mais abordado nos últimos dois anos é a crise que está afetando o mercado imobiliário.
Em todas as rodas de conversas, vem aquela história de que as margens estão menores, os clientes querem cada vez mais descontos e benefícios agregados ao preço, que o marketing se dilui no mundo real indo cada vez mais forte para o mundo digital, etc, etc,etc.
Tudo isso nos leva a refletir sobre como as imobiliárias perderam o espaço que tinham e que, hoje, sua relevância é posta em cheque nos modelos tradicionais de operação.
Infelizmente para aquela imobiliária que operar em formatos mais arcaicos de atendimento a clientes verá que esta será uma crise cujo fim está cada vez mais distante.
A influência do digital é uma tendência do segmento e o resultado de uma evolução natural de um novo formato de negócios.
Desde alguns anos atrás o mercado vinha se acostumando a uma confortável e bem remunerada zona de conforto e poucos deram ouvidos para inovações no setor.
Trata-se de uma miopia de marketing aquela empresa que não percebeu uma mudança importante que aconteceu no negócio imobiliário: o poder passou
para o comprador, que tem mais opções e maneiras de comprar, tem mais acesso às informações pelas redes, que ele está em constante interação e por isso, é mais exigente e bem informado.
Pesquisas comprovam que o cliente antes de procurar uma imobiliária já fez sua pesquisa online seja pelos portais quanto pelos blogs e aplicativos disponíveis no mercado.
No novo mercado, as imobiliárias tem o dever de seguir alguns passos importante sob pena de sucumbir:
-Tenha um site amigável, fácil de navegar, para que seu cliente possa se “auto-atender”. Esteja sempre disponível, seja por chat , por WhatsApp , ou outras formas de comunicação.
-Seja multi canal. Esteja presente em todas as opções do mundo digital: Twitter, Facebook, SnapChat, YouTube,WhatsApp, etc,etc, Lembre-se que o consumidor está cada vez mais antenado, mais interativo, presente em todo lugar, ao mesmo tempo.
-Trate cada consumidor como se fosse único. Tenha em mente que a principal expectativa dele é a personalização do atendimento. Sempre, sempre dê retorno ao seu cliente.
-Conheça as reais necessidades do seu cliente para que você possa apresentar o produto que ele esta procurando.
-Treine e oriente sua equipe para estas novas práticas. Esta postura não pode ser apenas da direção. Tem que permear todos os funcionários em todos os níveis.
-Obtenha todas as informações da unidade que pretende alienar. Vá ao local, faça fotos de boa qualidade e uma descrição minuciosa, assim estará pronto para responder aos questionamentos dos clientes.
Memorize: Não tenha medo da mudança. Ela pode ser a chave para o seu sucesso!
Fonte:
Márcio Pegado
Consultor de Marketing e Branding.
Formado em Comunicação pela PUC/RJ, com MBA em Administração e outro em Varejo pela Coppead/RJ. Trabalhou em grandes agências de publicidade e no mercado de varejo e serviços dos maiores players em seus respectivos segmentos. Atualmente presta consultoria em estratégias de Comunicação de Marketing.