Pluralidade

Muitas são as possibilidades de improvisar, posicionar o próprio corpo no espaço e manejar novas formas, estando só ou dançando com outros corpos com o intuito de investigar possibilidades.


Pluralidade Bogoricin Prime Interna

Ficar em pé é uma construção corporal familiar que desafia a gravidade mas também envolve outras variáveis determinadas e indeterminadas. Estar no extremo oposto, certamente implica em outros tantos desafios. Mover a cabeça em outras direções multiplicam fatores e resultados.

Assim como é possível mover o corpo, pode-se mover a capacidade mental e experimentar várias perspectivas, relacionar-se e aprofundar-se com um tema ou com várias áreas de conhecimento amplia a curiosidade, aguça a conjugação de diversas áreas, desdobra ideias e desenvolve a criatividade.

A psicologia e outras áreas da nossa atual ciência reforçam a ideia que o Yoga desde sempre fomentou, experimentar as várias possibilidades que o cérebro-corpo disponibiliza, compreendendo a mobilidade mental, corporal, respiratória, energética, etc como uma unidade. Por meio da auto-observação e estudo, esta antiga tradição estimula a exploração de nossas potencialidades aliados ao questionamento daquilo que é mais importante dentre todas as coisas que experienciamos.

Lançar-se em uma área de pesquisa ou em várias com comprometimento é uma determinação e um processo de transformação que, como bem ensina os antigos Yoguis, demanda organização interna e externa, disciplina e responsabilidade. O fruto desse empenho está no processo de aprendizagem em si mesmo mas também no resultado final, ou seja, mover em diversas direções tendo a clareza do objetivo geral, conhecer a si mesmo. Este está acima dos específicos que são somente análises de experiências. Penso que explorar várias formas, campos, horizontes amplia e estimula a plasticidade cérebro-corporal. Acredito que percorrer a pluralidade com dedicação para um aperfeiçoamento, conhecendo o propósito final é um estilo de vida em prol do autoconhecimento.


 


Liliane Oliveira
Psicóloga clínica e Hospitalar e Instrutora em Yoga. Atendimento terapêutico individual, casal, família e de pessoas acometidas por doenças crônicas e agudas. Ministra aulas particulares de Hatha Yoga. Dedicada também ao estudo de advaita vedanta, neurociências, sustentabilidade e alimentação inteligente. Promove trocas de saber sobre qualidade de vida e morte, valorizando um estilo de vida em Yoga. www.lilianeoliveira.org

Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil