Desde meados do ano passado, a maioria dos analistas acreditava que a recuperação do mercado imobiliário se daria de forma lenta embalada pelo fraco cenário que persistia.
Espantosamente, o que temos assistido neste último trimestre é um crescimento no número de negócios efetivados no setor.
É verdade que alguns fatores ainda persistem : a atual crise política e fiscal, as eleições que se aproximam dentro de um quadro nebuloso, a redução na expectativa de crescimento do PIB e as incertezas quanto à estabilidade do país. Mas para aqueles que não pretendem se mudar do Brasil, é inegável que o imóvel tem um papel relevante como um investimento seguro em épocas de turbulências.
Com o passar do tempo, e as diversas crises que continuam afetando o cotidiano dos brasileiros, fizeram com que os proprietários de imóveis começaram a entender que os preços de venda praticados no passado não se sustentavam mais atualmente, o que levou, com certeza, a uma acomodação dos valores até então praticados.
O que vem influenciando o comportamento dos preços nesta curva descendente é a redução da demanda e sobretudo a conscientização do comprador sobre os preços praticados, o excesso de ofertas similares e próximas ao local onde a unidade está localizada; na infraestrutura do bairro; a proximidade de regiões onde existem conflitos; no custo de manutenção da propriedade (incluindo aí taxas e valor do condomínio) entre outros.
Outro fator determinante que observamos é a adequação dos proprietários a um novo estilo de vida, com menos necessidades e a redução dos gastos mensais. As pessoas estão buscando uma vida simplificada, com maior praticidade, embora sem abrir mão de um padrão de qualidade de vida.
O que temos acompanhado é uma procura maior por unidades prontas para morar com valores de vendas adequados ao momento de mercado. O que queremos dizer é que no preço correto, adequado a localização, planta, benfeitorias, entre outros, a demanda existe.
É de se destacar também que, apesar dos portais imobiliários apontarem faixa de preços e quais as tendências e oscilações de subida e descida de valores, é sempre bom ressalvar que o parâmetro usado por estes sites , é aquele pelo qual a unidade está sendo ofertada – e não pelo preço efetivamente realizado.
Para nós, que operamos diretamente na intermediação e efetivação do negócio, existe a comprovação de que em grande parte das transações concluídas, houve ajuste tanto no preço quanto nas condições de pagamento acertadas entre as partes.
Assistimos quase que diariamente nas mídias, a opinião de analistas financeiros aconselhando os brasileiros a adiar o momento da compra do imóvel, uma vez que existem oportunidades de investimento que podem trazer melhores resultados financeiros.
É importante lembrar que, para o brasileiro ter a casa própria não é uma questão de matemática ou de oportunidade de ganhos financeiros, é uma questão cultural arraigada ao longo de décadas, uma prioridade de vida, um bem de raiz.
Dados recentes indicam que o setor imobiliário começa a se recuperar e que as oportunidades tanto de investimento quanto de moradia, existem, é só começar a procurar
Fontes:
Leila Bogoricin
Arquiteta e corretora, iniciou suas atividades no mercado imobiliário em 1972.
Sua expertise neste mercado abrange todo o ciclo imobiliário, desde a assessoria na compra do terreno, passando pela gestão do produto, legalização, projetos, elaboração e execução do plano de ação comercial e de marketing dos empreendimentos. Com experiência no mercado brasileiro e internacional, foi diretora comercial de imobiliária grande porte, durante mais de 10 anos, se desligando daquela empresa em abril de 2015. Era responsável pela operação de mais de 20 lojas, planejamento estratégico e ações táticas comerciais tanto para o mercado primário (lançamentos) quanto para o mercado secundário (usados).
Márcio Pegado
Consultor de Marketing e Branding.
Formado em Comunicação pela PUC/RJ, com MBA em Administração e outro em Varejo pela Coppead/RJ. Trabalhou em grandes agências de publicidade e no mercado de varejo e serviços dos maiores players em seus respectivos segmentos. Atualmente presta consultoria em estratégias de Comunicação de Marketing.