Saiba preparar o ambiente para as baixas temperaturas
Pode até não ser o seu caso, mas em algumas regiões do Brasil o frio está predominando – isso que o inverno nem chegou ainda. Para aqueles que amam e odeiam a estação mais fria do ano, existem alguns segredinhos para conseguir passar pelas temperaturas negativas de uma forma aconchegante. Resolvemos listar 7 dicas para deixar a decoração de sala preparada para o inverno.
Mas, além do cachecol e luvas sempre na bolsa, a casa, mais precisamente a sala, também precisa de um jeitinho para o frio.
A arquiteta Carola Mehl e o Montacasa separaram algumas dicas bem legais para os anfitriões, bem como os convidados se sentirem sempre confortáveis em casa – mesmo quando o clima está friozinho.
Seja inverno ou verão, a sala de estar é um cômodo protagonista da casa. É nela que usufruímos de bons momentos de ócio e ainda recebemos amigos e família para conversar. Então, a palavra de ordem em salas de estar é conforto, mas como fazer isso no inverno sem deixar o ambiente pesado ou com aquela cara de bagunçado? E mais: unindo a tudo isso, uma temperatura agradável?
Já adiantamos desde já que muitos dos itens você tem em casa. É só uma questão de adaptação e bom senso. Dúvida? Então, confira!
As mantas são um charme na decoração de sala, principalmente no inverno, pois elas dão uma sensação maior de aconchego e ficam lindas quando bem dispostas no espaço. “Mantas e peles podem ser colocadas sobre o sofá para trazer mais aconchego, podendo ser uma manta lisa ou estampada, imitando peles de animais trazendo ainda mais sofisticação para o ambiente”, conta a arquiteta Carolina Mehl.
Você, com certeza deve ter uma mantinha em casa, se bobear, sua vovó fez uma peça de tricô ou lã que valoriza o handmade. Então, desde já tire estas peças do guarda-roupa para tirar um pouquinho aquele cheiro de guardado e “voilà”.
Já as peles ou pelegos de couro animal ou sintético, menos comuns por aqui, também podem ser usadas na decoração da sala durante o inverno. Muitas lojinhas de decoração vendem o produto, mas ele é um pouco caro para quem quer economizar: cerca de R$ 200.
O tapete, ao contrário do que muita gente pensa, não é um tipo de item decorativo que pode ser deixado para depois. Por mais que ele esteja no chão, a peça deixa a decoração de sala de estar bem diferente e, claro, você precisa escolher por um modelo que de alguma forma traduza o estilo do seu lar, porque os tapetes dão muito mais personalidade ao espaço.
Para a sala, vale apostar em tapetes de espessura alta e fofinhos – daqueles que afundam os pés na hora de pisar. A sensação de conforto é imediata e você nunca mais vai precisar pisar no chão gelado.
Eles são os tipos de itens que dispensa apresentação, afinal, o que é uma sala sem um belo sofá ou almofadas, né? Protagonistas de qualquer decoração de sala, estas peças assumem diferentes estilos e formas, e o melhor de tudo: se adequam a qualquer estilo decorativo. Entre retráteis, reclináveis, quadradinhas ou coloridas, tem opção que não acaba mais.
Se você não tem sofá ou até mesmo quer trazer uma proposta diferente ao lar, os futons também são uma ótima saída para decorar a sala e deixá-la aconchegante.
Tá, aquecedor e lareira são clichês do inverno. Mas como a gente pode sobreviver sem eles no inverno, não é mesmo? Estas opções se encarregarão de deixar o clima agradável e aumentar um pouquinho a temperatura que insiste em descer.
Para quem não tem lareira, o aquecedor se torna uma opção mais viável e barata, mas, no mercado, já existem opções de lareiras portáteis ótimas que vão esquentar o cômodo, sem precisar que você mexa na estrutura da casa toda para a instalação de uma lareira fixa.
Outra dica para deixar a sala aconchegante e com aquela cara de bem quentinha é apostar na iluminação. Luzes mais amareladas e sem pontos focais predeterminados passam a sensação de aconchego. O legal é que, mais do que apostar em luminárias ou abajures estratégicos, as velas também são um charme.
Dá até pra comprar lanterninhas e deixá-las sobre uma mesa de centro ou de canto. Para aqueles que adoram uma casa quentinha e cheirosa, velas aromáticas quebram um galhão!
Pra decorar a sala durante a estação mais fria do ano é preciso deixar ela com a cara do inverno. Logo, investir em cores e texturas que deem aquela sensação de casa quentinha é o segredo. Por onde começar? A arquiteta tem uma dica bem legal. “Tons terrosos são uma ótima opção, pois são sempre neutros e sóbrios. […] O cobre é algo que veio forte este ano e está em tecidos, revestimentos, papel de parede, etc.) ”.
Vale pintar uma parede dentro dos tons ou então investir em acessórios que tragam este visual aconchegante para sua casa, né? O que não pode é deixar de aproveitar o inverno com tanta dica ótima!