Com 15 mil m² de área construída, com os andares conectados por rampas, o museu terá além da exposição principal, laboratório, observatório que vai mapear os sinais vitais do planeta, cafeteria , restaurante e loja.
Dia 19/12/2015 será inaugurado o Museu do Amanhã. O prédio já fala por si, surpreende e faz pensar. É admirável o projeto do consagrado Santiago Pevsner Calatrva Valls, ou simplesmente Calatrava. Arquiteto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas por todo o planeta. Vencedor Prêmio Europeu de Arquitetura 2015.
Com 15 mil m² de área construída, com os andares conectados por rampas, o museu terá além da exposição principal, laboratório, observatório que vai mapear os sinais vitais do planeta, cafeteria , restaurante e loja. A construção foi certificada pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.
Neste projeto especificamente, as águas da Baia da Guanabara serão usadas para manter a climatização do interior do prédio. O sistema tem a preocupação em não prejudicar a fauna e a flora marinha. A energia elétrica será gerada a partir de placas que transformarão a luz solar em energia elétrica. Para otimizar o processo as estruturas da cobertura irão se mover durante o dia de sorte a captar maior quantidade de luz solar possível.
Um museu de ciências, onde o visitante poderá examinar o passado, descobrir as transformações ocorridas até os dias de hoje e deslumbrar as expectativas e mudanças que poderão ocorrer nos próximos 50 anos. Tudo isto através de instalações interativas, audiovisuais e jogos.
O publico vai encontrar 05 grandes áreas para aprendizado, reflexão e debate: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Agora. Disponibilizado em Português, Inglês e Espanhol.
Um museu de perguntas, de onde viemos, quem somos? Como chegamos até aqui? Onde queremos ir? E para onde vamos?
O Museu do Amanhã esta implantado no Porto Maravilha, Zona Portuária da cidade , que se encontra em processo de reestruturação urbana, além do edifício serão quase 30 mil metros quadrados de jardins , espelho d’água , ciclovia e espaços para o lazer.
Por mais que se fale ou se escreva sobre o Museu do Amanhã nada vai superar as experiências sensoriais da visita e a exploração das atividades propostas. As terças Feiras a entrada é gratuita e existem várias opções para meia entrada e gratuidade.
Editorial do Blog – Colaboração de amigos, clientes e várias pessoas que amam a cidade do Rio de Janeiro. Mande seu texto ou sugestão de matéria para meurio@bogoricin.com.br