Nesta quarta-feira, dia 07 de setembro, aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos no Maracanã.
Cerca de 50 mil pessoas se emocionaram com o espetáculo “Todo mundo tem um coração”, que valorizou o indivíduo, abordando os sentidos.
Foi uma festa movida a show de luzes da arquibancada e sons para brindar os melhores atletas Paralímpicos do mundo, com 70 dançarinos profissionais e 2 mil voluntários, tratando a questão da deficiência física com naturalidade, leveza e humor, desconstruindo preconceitos e promovendo a inclusão.
Após a contagem regressiva no telão, a festa teve início com um vídeo que mostrou a viagem de Philip Craven, ex-atleta e presidente do Comitê Paralímpico Internacional, do Reino Unido ao Brasil, até “entrar” no Maracanã.
Em seguida, o atleta paralímpico americano Aaron “Wheelz Fotheringhan desceu uma mega rampa e realizou um salto radical levando o público ao delírio.
Na seqüência, uma bela projeção transformou o piso do Maracanã em uma piscina, onde uma representação virtual do nadador Daniel Dias – maior medalhista paralímpico da história do Brasil, “nadou”.
A piscina deu lugar a uma praia, com barracas, banhistas e surfistas, inserindo de vez o Brasil na cerimônia.
Uma bandeira brasileira foi formada no centro do gramado enquanto o hino nacional foi executado pelo pianista e maestro João Carlos Martins, cujos movimentos das mãos são limitados em razão de problemas neurológicos.
Cada uma das 159 delegações que participam dos Jogos entrou no estádio com o nome de seu país escrito em uma peça de um enorme quebra-cabeças, com imagens dos cerca de 4.300 atletas que disputarão os Jogos formando um grande coração no palco. A delegação brasileira foi a última a entrar, ao som de “O Homem Falou”, de Gonzaguinha, música sobre união e diversidade.
Amy Purdy, a paratleta do Snowboard, encantou o público com uma coreografia em que dançou com um robô em formato de braço industrial. A intenção foi mostrar a relação entre seres humanos e tecnologia, que mudou a vida de tantas pessoas com deficiência.
O momento de maior emoção, o acendimento da pira paralímpica, foi realizado por Clodoaldo Silva, o ‘Tubarão Paralímpico’ da natação, com 13 medalhas no currículo.
Estava aberto oficialmente os Jogos Paralímpicos Rio 2016!
Nesta edição o Brasil terá representantes em todas as 22 modalidades que serão disputadas, sendo a maior delegação da história em Jogos Paralímpicos, com 287 atletas, sendo 185 homens e 102 mulheres, além de 23 acompanhantes e 195 profissionais técnicos, administrativos e de saúde. O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro é que o Brasil chegue em 5º lugar no quadro de medalhas, com desempenho melhor do que em Londres, em 2012, quando ficou em 7º lugar.
Até o dia 18 de setembro, mais de 4,3 mil atletas de 160 países, irão disputar 528 medalhas.
Pura Comunicação
Somos uma Agência de Design Digital de Serviços Integrados, criada em 2002, com a missão de estimular a inovação e o pensamento criativo. Desenvolvemos ferramentas de comunicação interativa que visam à criação de diferenciais competitivos para nossos clientes. Assumimos o compromisso de sempre desafiar o habitual. Aliando técnica à criatividade, somos dedicados a um único princípio: entregar a nossos clientes a melhor combinação entre forma e função.