Emoção no Maracanã

Nesta quarta-feira, dia 07 de setembro, aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos no Maracanã.


000_fy4ga-559176

Cerca de 50 mil pessoas se emocionaram com o espetáculo “Todo mundo tem um coração”, que valorizou o indivíduo, abordando os sentidos.

Foi uma festa movida a show de luzes da arquibancada e sons para brindar os melhores atletas Paralímpicos do mundo, com 70 dançarinos profissionais e 2 mil voluntários, tratando a questão da deficiência física com naturalidade, leveza e humor, desconstruindo preconceitos e promovendo a inclusão.

Após a contagem regressiva no telão, a festa teve início com um vídeo que mostrou a viagem de Philip Craven, ex-atleta e presidente do Comitê Paralímpico Internacional, do Reino Unido ao Brasil, até “entrar” no Maracanã.

Em seguida, o atleta paralímpico americano Aaron “Wheelz Fotheringhan desceu uma mega rampa e realizou um salto radical levando o público ao delírio.

Na seqüência, uma bela projeção transformou o piso do Maracanã em uma piscina, onde uma representação virtual do nadador Daniel Dias – maior medalhista paralímpico da história do Brasil, “nadou”.
A piscina deu lugar a uma praia, com barracas, banhistas e surfistas, inserindo de vez o Brasil na cerimônia.

Uma bandeira brasileira foi formada no centro do gramado enquanto o hino nacional foi executado pelo pianista e maestro João Carlos Martins, cujos movimentos das mãos são limitados em razão de problemas neurológicos.

Cada uma das 159 delegações que participam dos Jogos entrou no estádio com o nome de seu país escrito em uma peça de um enorme quebra-cabeças, com imagens dos cerca de 4.300 atletas que disputarão os Jogos formando um grande coração no palco. A delegação brasileira foi a última a entrar, ao som de “O Homem Falou”, de Gonzaguinha, música sobre união e diversidade.

Amy Purdy, a paratleta do Snowboard, encantou o público com uma coreografia em que dançou com um robô em formato de braço industrial. A intenção foi mostrar a relação entre seres humanos e tecnologia, que mudou a vida de tantas pessoas com deficiência.

O momento de maior emoção, o acendimento da pira paralímpica, foi realizado por Clodoaldo Silva, o ‘Tubarão Paralímpico’ da natação, com 13 medalhas no currículo.

Estava aberto oficialmente os Jogos Paralímpicos Rio 2016!

Nesta edição o Brasil terá representantes em todas as 22 modalidades que serão disputadas, sendo a maior delegação da história em Jogos Paralímpicos, com 287 atletas, sendo 185 homens e 102 mulheres, além de 23 acompanhantes e 195 profissionais técnicos, administrativos e de saúde. O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro é que o Brasil chegue em 5º lugar no quadro de medalhas, com desempenho melhor do que em Londres, em 2012, quando ficou em 7º lugar.

Até o dia 18 de setembro, mais de 4,3 mil atletas de 160 países, irão disputar 528 medalhas.


simbolo_capa

Pura Comunicação

Somos uma Agência de Design Digital de Serviços Integrados, criada em 2002, com a missão de estimular a inovação e o pensamento criativo. Desenvolvemos ferramentas de comunicação interativa que visam à criação de diferenciais competitivos para nossos clientes. Assumimos o compromisso de sempre desafiar o habitual. Aliando técnica à criatividade, somos dedicados a um único princípio: entregar a nossos clientes a melhor combinação entre forma e função.



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil