O Rio de Janeiro é uma cidade de muitos cartões postais. Praias, montanhas, florestas, lagoas, cidades dentro de uma cidade.
Uma cidade que tem como desafio se reinventar todos os dias para cumprir as expectativas de quem vem de fora e também o de provar ao carioca que seu carisma conquistado internacionalmente está sempre se renovando.
O que eu recomendo para os turistas e aos próprios cariocas é experimentar todo dia um pouco de tudo. Correr a cidade, seus pontos famosos e redescobrir muita coisa que se transformou. Por mais alternativos que sejam seus passeios, é claro que não dá pra deixar de lado as atrações de sempre. Os ícones que a fizeram tornar-se a Cidade Maravilhosa.
Vamos aos meus favoritos:
Que tal começar pelo Arpoador e bater palmas para o pôr do sol, caindo lá no fundo tendo como cenário o Morro Dois Irmãos? Se preferir um outro ângulo, vá até o Mirante do Leblon e descubra um dos mais belos locais para fotos inesquecíveis de toda a orla do Leblon e Ipanema. Mas lembre-se, a dica é ir na hora do por do sol…
Em seguida, vale uma esticada até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma pausa da cidade em um cenário ideal para muitas atividades. Aqui é o melhor convite ao esporte e ao convívio de pessoas que se exercitam diariamente caminhando, correndo, pedalando, fazendo ioga, etc.
Seguindo em direção à Barra, prepare-se para uma caminhada na Pedra Bonita – um mirante natural com uma das mais espetaculares vistas da cidade do Rio de Janeiro. E se você tiver coragem, pode se aventurar em um voo duplo de asa delta ou parapente. É de tirar o fôlego…
Guarde mais energias para o Pão de Açúcar e na volta, descanse nas muretas da Urca, um point obrigatório de gente bonita. É para ver e ser visto.
O Maracanã é um capítulo à parte. Você pode curtir um passeio nas visitas guiadas ou viver o clima quente e aguerrido das torcidas em dias de jogos. Guarde um domingo especial para isso.
Os domingos também podem ser relaxantes e tranquilos. O Mosteiro de São Bento, fundado em 1590, transforma o centro da cidade em um lugar de silêncio e oração. Todos os domingos as 10h é celebrada a Missa conventual solene com canto gregoriano. A visita à Igreja e os detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro são impressionantes.
E já que você está pelo centro, conheça o Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã e o novo Aquário, e não se esqueça de passar no MAR (Museu de Arte do Rio) . Este é um Rio que se transformou. Vale a pena ver.
Ir a Santa Teresa é para você se sentir como se estivesse fora do Rio, mesmo estando tão perto do Centro. Seu jeitão de cidade pequena com casarões antigos, onde ainda se conhece todo mundo e se anda a pé por bares e restaurantes incríveis e vistas inesquecíveis.
Por fim, programe-se para visitar o Corcovado indo para lá usando o Trem. Um super agradável passeio que vale os vinte minutos atravessando a Mata Atlântica até chegar a um dos visuais mais estonteantes da cidade. Palavra de um carioca.
“Minha alma canta /Vejo o Rio de Janeiro / Estou morrendo de saudade
Rio teu mar, praias sem fim / Rio você foi feito pra mim”
(Samba do Avião – Tom Jobim)
Fonte:
Márcio Pegado
Consultor de Marketing e Branding.
Formado em Comunicação pela PUC/RJ, com MBA em Administração e outro em Varejo pela Coppead/RJ. Diretor de Marketing da Bogoricin Prime, carioca e apaixonado pelo RIO.