Assinado pelo escritório francês Vincent Callebaut Architectures, o projeto na Bélgica revitaliza um antigo parque industrial
A arquitetura e a ecologia estão cada vez mais unidas. Depois de anunciar a construção de um prédio com mais de 23 mil árvores em sua extensão, o escritório Vincent Callebaut Architectures divulga mais um de seus projetos futuristas, que contemplam a natureza para auxiliar na saúde do ecossistema da Terra. Intitulado Tour & Taxis, o complexo arquitetônico irá revitalizar um parque industrial de 1907 em Bruxelas, na Bélgica, transformando-o em um condomínio eco-friendly, com três torres residenciais de 100 metros de altura cobertas por jardins verticais, restaurantes, áreas de relaxamento e salas comerciais também vislumbradas pela natureza.
E MAIS: Com 23 mil árvores, o edifício promete reduzir o carbono no ar.
Situado na zona noroeste da capital belga, o complexo manterá a estrutura da antiga construção, apenas mudando os materiais usados. O que antes servia como sustentação industrial, dará lugar para vigas de madeira sólida e laminada, reduzindo a presença de carbono no ar.
A parte residencial cobrirá uma área de 85 mil m², na qual os moradores poderão aproveitar o melhor da natureza e da tecnologia para o seu conforto e saúde. Outros 40 mil m² serão destinados a espaços de coworking, lazer e descontração, com restaurantes, bares e lojas. Além, claro, de microestruturas com jardins internos, trazendo a natureza sempre para perto dos frequentadores do local.
A biodiversidade presente em Bruxelas será contemplada em todos os âmbitos, confirmando a união entre os benefícios dos ambientes rural e urbano em um só espaço.
Fonte: http://casavogue.globo.com
Paula Jacob: Matéria fotos divulgação
Repórter na Edições Globo Condé Nast
Edições Globo Condé Nast
Escola Superior de Propaganda e Marketing
São Paulo, São Paulo, Brasil
https://www.linkedin.com/in/paula-jacob-1180438b