Céu azul com poucas nuvens, temperatura em torno dos 20 e poucos graus… Não, não estou falando da primavera em Paris e sim do outono no Rio de Janeiro.
Diante de dias lindos e agradáveis – você não precisa ficar procurando um lugar com ar-condicionado para ser feliz – cariocas e turistas estão descobrindo, ano após ano, que o Rio também tem vocação para o outono e o inverno. Como nós amamos listas, aqui vai uma com alguns motivos pelos quais você deve visitar a Cidade Maravilhosa entre fins de março e início de setembro:
CARTÕES POSTAIS – Continuam todos lá. E o melhor, com menos calor e menos filas. Como já disse aí em cima, os dias nesta época do ano são bem mais bonitos para apreciar a vista do Corcovado e do Cristo Redentor que, aliás, acaba de ser reformado. O outono e o inverno também são épocas mais secas, o que significa menos risco de chuva para estragar seu passeio.
PASSEIO DE BICICLETA – Depois de três meses suspenso, o serviço de aluguel de bicicletas oferecido pela prefeitura voltou a funcionar, e com mais estações! Atualmente são 19 pontos onde você pode retirá-las, entre eles Copacabana, Ipanema, Leblon e Humaitá. Outros bons locais pra pedalar, Aterro do Flamengo e Lagoa também têm serviços “independentes” de aluguel de bikes.
PIQUENIQUE – Compre uns pães, bolos, sucos e frutas e rume para o Parque Lage. O parque tem área destinada para piquenique no meio de todo aquele verde. Uma dica: chegue cedo pois são poucas mesas. Se der sorte, ainda pode pegar alguma programação legal da Escola de Artes Visuais (EAV), que anda a mil! O Palácio do Catete também deixa esticar uma toalha e fazer um farnel nos seus jardins, desde que não seja na grama! Mais escondidinho mas nem por isso menos agradável, o Parque Estadual da Chacrinha (no final da Rua Guimarães Natal, em frente à saída do metrô Cardeal Arcoverde) também é uma opção para lanches. Sem falar é claro, do Jardim Botânico
COMIDAS MAIS QUENTES – O clima ameno é propício a comidas mais, digamos, encorpadas. E a lista deste ano do festival Comida di buteco tem vários pratos que “descem melhor” se saboreados em temperaturas mais baixas, como o Mocotó Beleza, Fígado Sustado, e o Fondue da Gema. A sugestão é: monte um roteiro e prove vários petiscos no mesmo dia! Busque a lista completa dos bares, seus endereços e dos pratos.
FESTAS JUNINAS – Canjica, salsichão, caldo verde… Quem não saliva só de pensar em todas as guloseimas típicas de festa junina? De uns anos pra cá os cariocas vêm redescobrindo o prazer de frequentar uma singela festinha junina de bairro.
Se além das comidas você também está atrás de um bom forró, a dica é o arraial da Feira de São Cristóvão. Ela acontece todos os fins de semana de junho e no dia 18, com direito a show. Procure no seu Bairro ou pesquise onde acontecerão as festas juninas, todas de graça. Dificilmente você não vai esbarrar numa por aí… Até porque a festa é junina, mas na prática elas rolam até agosto!
Nada de praias lotadas, calor exagerado e filas para todos os lados, características típicas do verão carioca (que nós também amamos, que fique bem claro!). Aqui estão apenas algumas sugestões para os visitantes aproveitarem melhor a cidade nesta época do ano.
Fonte: https://sites.google.com/site/blogasviajantes