Estudantes criam vaso de planta que recarrega celular e pretendem muito mais

Em um mundo cada vez mais conectado a aparelhos eletrônicos, a pressão sobre os recursos energéticos só aumenta.


rs_560x315-160428155307-c87aaaec83f94a5da3679d97db588997

Então que tal ter em casa uma pequena usina de energia para recarregar seus dispositivos tecnológicos?

Foi pensando nisso que três estudantes de engenharia da Universidade Autônoma de Barcelona e da Ramón Llull desenvolveram a Bioo Lite, um vaso de planta capaz de recarregar o celular. O projeto inusitado baseia-se numa bateria biológica contendo microorganismos capazes de quebrar os elementos biológicos “residuais” (metabólitos) gerados pela fotossíntese da planta e transformá-los em energia. Instalada no fundo do vaso, a bateria é ativada quando entra em contato com a água e a solução orgânica residual. A energia gerada é armazenada em um circuito eletrônico.

Para conectar o aparelho, basta utilizar a entrada USB camuflada em forma de pedra dentro do vaso. Segundo seus criadores, o vaso pode proporcionar de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos. Por meio da recém-criada startup Arkyne Technologies, os estudantes lançaram um protótipo do produto e, para viabilizá-lo comercialmente, começaram em abril uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo. A um mês do final da campanha, a empreitada já ultrapassou a casa de 30 mil euros, o dobro da meta desejada.

Se a ideia parece ambiciosa, saiba que os estudantes querem ampliar o projeto, com a criação de sistemas para uso em um jardim inteiro, a fim de gerar energia para outros usos domésticos.

Veja no vídeo abaixo detalhes do funcionamento da tecnologia:

https://youtu.be/5APfpfyrRNg


vanessa-barbosa

Vanessa Barbosa

Repórter especializada em meio ambiente de EXAME.com.

Seu e-mail é  vanessa.barbosa@abril.com.br

→Conheça melhor  o trabalho da http://www.bioo.tech



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil