Histórias de cariocas que trocaram o Rio por Portugal

Uma leva de novos emigrantes em busca de qualidade de vida, oportunidades profissionais e de negócios que não encontram do lado de cá do Atlântico.


cais do sodre Lisboa BOGORICIN PRIME INTERNA

Lisboa e Rio se assemelham em vários aspectos. O casario do centro histórico, as margens do Tejo e da Baía de Guanabara e o verão tórrido e agitadíssimo são algumas das convergências que ajudam na adaptação. Ainda assim, o recém-chegado experimenta um estilo de vida bem despojado e até mesmo austero. Aconselhada por amigos e corretores, a arquiteta carioca Isabel Faveret, de 50 anos, resolveu investir em um imóvel assim que chegou à cidade para morar com a filha Mariana, de 15 anos, em agosto de 2015. Comprou um apartamento de dois quartos ainda em construção na Rua do Alecrim, no coração do Chiado, por 600.000 euros. Paralelamente, alugou outra unidade, de 150 metros quadrados, no bairro da Lapa. No Rio, ela vivia em uma cobertura dúplex com piscina no Jardim Botânico. Quando desembarcou em Lisboa, sua única ligação com a cidade era o fato de o ex-­marido ser descendente de portugueses. “Nunca tinha vindo antes, não conhecia ninguém”, diz ela. “Meus amigos e familiares acharam que eu estava ficando louca”, recorda.

portuga

Disposta a mudar radicalmente sua rotina, a arquiteta só permaneceu irredutível na ideia de matricular Mariana em uma escola britânica do mesmo nível da que ela frequentava no Rio. Deu certo. Mas se na escola a mudança foi quase imperceptível todo o resto exigiu adaptações. A jovem, que dispunha de um motorista para buscá-la no colégio, agora volta sozinha de trem. Sem empregados mensalistas, Isabel passou a lavar a própria roupa e não se importa em encarar a faxina de vez em quando.

Só não passa roupa, porque começou a dar preferência a peças que não amarrotam. Assustada com os custos dos pet shops, ela tosa e dá banhos de banheira nas duas cadelas da família. “O fato é que aqui nos sentimos mais unidas”, diz Isabel. A temporada lusitana já rendeu frutos à arquiteta. Com o mercado imobiliário aquecido, o apartamento do Chiado, em apenas um ano, teve uma valorização de 50% e bateu nos 900.000 euros.

Com uma rede de metrô renovada, museus de arquitetura arrojada, restaurantes bacanas e grande circulação de visitantes vindos de todos os cantos da Europa, Lisboa nunca esteve tão na moda. No mês passado, foi escolhida como a cidade do ano pela revista inglesa Wallpaper, a bíblia dos descolados. A expectativa das imobiliárias especializadas em atender estrangeiros é que tamanha notoriedade tenha impacto positivo nos negócios. “Calculamos que a compra de propriedades por brasileiros cresça pelo menos 30% em 2017”, diz Alice Autran Garcia, diretora comercial da Athena Advisers, empresa especializada em transações na Europa. Em 2016, o volume das negociações com compradores provenientes do Brasil aumentou 60% no continente em relação ao ano anterior. A empresária Luciana Pinto, de 52 anos, que há três anos e meio vive com duas filhas adolescentes em um amplo apartamento de quatro quartos no bem localizado bairro da Estrela, procura usufruir ao máximo a experiência lisboeta. “Sempre quis essa liberdade de poder andar de carro com os vidros abaixados, de caminhar pelas ruas de madrugada sem medo, de sacar dinheiro nos caixas eletrônicos e nem pensar no risco de ser assaltada”, diz. “Sinto falta da beleza da Praia de São Conrado e dos amigos que ficaram por lá, mas a tranquilidade e o charme lisboeta me encantaram desde o primeiro minuto em que pisei aqui”, diz. Com sua mistura de cidade pacata, história, cosmopolitismo europeu e boa qualidade de vida, Lisboa, definitivamente, ganhou o coração dos cariocas.


Fonte:
autora
Rachel Verno- Lisboa – Portugal
Jornalista com mais de 15 anos de experiência em revistas, periódicos e produção de conteúdo de marca. Grande experiência no desenvolvimento de projetos de conteúdo editorial e multicanal, redesenho de plataformas de conteúdo, criação de novos projetos e também gerenciamento de profissionais multitarefas. Nos últimos anos participou e liderou a criação e lançamento da plataforma de conteúdo Vamos, LATAM Airlines, e criou projetos e peças especiais escritas para títulos como ELLE, Glamour, Viagem & Turismo e muitos outros customizados.
Site: http://vejario.abril.com.br

 

 



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil