Meditação é uma prática que nos possibilita utilizarmos nossos recursos internos e outros disponíveis no meio ambiente com equilíbrio e bom senso. Desenvolve a discriminação, a capacidade de organização, a autodisciplina e o autocuidado.
A prática de meditação exercita a disciplina da mente tornando-a objetiva o suficiente para: discernir diante de escolhas diárias; se ter a memória e a criatividade disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente; que as respostas comportamentais não sejam contaminadas por reações emocionais inconscientes; identifica problemas que afetam a saúde e a própria segurança; consolida o comprometimento pessoal; ressignifica a valoração do ser humano e das relações humanas; estimula a preservação do meio ambiente; desperta uma visão universal. Em especial, agencia a paz de estar consigo mesmo.
A prática constante de meditação leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização social e os torna parte da pirâmide dos resultados colhidos por cada um e por todos, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado, mesmo quando não há cobranças, para o melhor desenvolvimento das próprias competências sócio emocionais, potencialidades inatas e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
A cultura e tradição do Yoga está permeada por valores universais que ativam padrões éticos e morais de cada indivíduo e tem como resposta: a transparência, honestidade, franqueza e o respeito consigo mesmo e nos relacionamentos interpessoais. Consequentemente, previne conflitos desnecessários, buscando o entendimento e gerando um ambiente mais saudável e agradável.
Todo ser humano tem como objetivo último a felicidade e o Yoga é uma vida pautada em ações que visam nos estabelecer nessa base. O Hatha Yoga oferece muitas ferramentas para construção de um corpo-cérebro instrumentalizado para experienciar um estado meditativo e estabelecer o estado de ser o mesmo, por meio de textos que apontam o propósito dessas variadas práticas e hábitos. Tais ações yoguicas incluem: movimento corporal, posturas físicas, alimentação adequada, exercícios respiratórios, práticas diversas de meditação, relaxamento profundo, uso do ferramental de Ayurveda e estudos de textos da tradição, entre outros. O sistema de conhecimento do Hatha Yoga concebe a diversidade e acolhe adaptações personalizadas para efetivação de resultados satisfatórios, englobando todas as indicações acima citadas, concomitantemente.
A meditação tem como fim último o que chamamos de Liberação, o entendimento de ser a felicidade como base. Em vista disso, desembrulha a capacidade de manter-se em paz consigo mesmo. A prática de meditação como uma simples atividade pode ser praticada de forma segmentada, porém o resultado alcançado será tanto quanto limitado.
A aplicação de meditação desmembrada de uma vida de yoga pode ser inserida no âmbito de qualquer instituição, limitada ao espaço-tempo disponibilizados, sujeito à adaptações. Porém a proporção dos subsídios será a proporção dos benefícios alcançados.