Ficar de pé, manusear o celular, usar o computador entre outras ações rotineiras tornam o corpo suscetível e frágil.
No dia a dia tendemos a movimentos repetitivos, ou permanecemos por muito tempo numa mesma posição, ou nos habituamos a determinadas posições ao sentar, ficar de pé, manusear o celular, usar o computador entre outras ações rotineiras. Tais restrições de movimento tornam o corpo suscetível e frágil como um todo.
Algumas atividades físicas, esportivas ou de lazer como: nadar, correr, caminhar, andar de bicicleta, andar de patins, remar, praticar surf, se equilibrar no Slackline entre outras, praticadas isoladamente, tendem a repetição de movimento também. Executar diferentes movimentos e atividades no lazer resulta num instrumento corpo mais integrado e forte para desfrutar de suas habilidades motoras, capacidades físicas e para promoção de saúde.
Investigar uma variedade de posturas físicas e movimentar cada parte e o corpo integralizado promove o bom funcionamento de todos os outros sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, excretor, reprodutor, imunológico etc. Inclusive o sistema fascial. E cada um desses sistemas envolvem órgãos que atuam para a realização das funções vitais do nosso organismo. Portanto devemos dar atenção ao cuidado com a saúde física através da pesquisa do movimento para gerar um corpo mais adaptável, saudável e disponível para as demandam da vida cotidiana.