Mulheres embaixadoras em Riade e Teerã: a Bélgica é pioneira

Conhecido por seus waffles, cervejas e chocolates, a Bélgica não é lembrada por sua política exterior feminista. Mas talvez tudo mude em 2018.


dominique-mineur Embaixadora da Belgica Interna bogoricin prime
A Bélgica é o primeiro país a nomear uma mulher como embaixadora na região.

Até hoje, nenhum país havia se atrevido a enviar uma mulher para atuar como embaixadora na Arábia Saudita, nação onde as mulheres, só agora, conquistaram o direito de dirigir. Por lá, a legislação tem peso diferente de acordo com o gênero de nascimento de cada pessoa.

Dominique Mineur irá se mudar para a capital saudita Riyadh no próximo verão e ficará responsável pela embaixada belga no local. Enquanto os homens têm maior liberdade, mulheres na Arábia Saudita ainda precisam de permissão de alguém do sexo masculino para solicitar passaporte, viajar ao exterior, abrir contas bancárias e até mesmo para passar por intervenções médicas.

A nomeação de Dominique está sendo vista como uma maneira de afrontar as políticas sexistas do país. A Bélgica anunciou ainda Véronique Petit como embaixatriz do Irã, onde as mulheres também precisam enfrentar leis conservadoras que as obrigam  a cobrir sua face e cabelos.

“O interesse que suscitou a designação de embaixadoras para postos como Teerão e Riade é testemunho do problema que representa os direitos das mulheres nestes países”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, na abertura de jornadas diplomáticas em Bruxelas, onde anunciou a nomeação da diplomata para a Arábia Saudita.

Estas nomeações mostram a vontade da Bélgica de enviar pessoas competentes para postos que contam cada vez mais na cena internacional.

Esperemos que a nomeação de Mineur possa ajudar a aproximar o país de desvendar esses sistemas de opressão em 2018 e mostrar que competência deve falar mais alto que descriminação.


Fonte:
dani_bogoricin

Dani Bogoricin

Daniela Bogoricin é curiosa e apaixonada pelo novo. Formada em Administração e Marketing pela ESPM-RJ, sempre esteve envolvida com o universo das artes, música e comunicação. Atua há 12 anos nas áreas de planejamento, criação e branding nas agências Santa Clara, Young & Rubicam e WMcCann e atualmente é estrategista de marca do Twitter Brasil auxiliando marcas como Coca-Cola, Mc Donald’s, Visa, Mondelez, Nestlé, Petrobras, Santander, Itaú entre outras relevantes na plataforma. Faça contato com ela pelo: https://br.linkedin.com/in/danibogoricin



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil