Foram investidos cerca de R$ 40 bilhões de reais na capital fluminense em decorrência do evento Rio 2016, que acolheu na cidade as Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Estes recursos serviram para custear grandes projetos de mobilidade urbana e revitalização da cidade, também em ações para o meio ambiente e segurança. Foram estes os temas centrais citados no dossiê de 2009 quando da candidatura do Rio para sediar os jogos. Explicitadas metas objetivas para cada item de sorte a garantir um legado expressivo para população carioca.
O dossiê da candidatura previa a construção de três corredores expressos para os BRT’s e uma extensão do metrô. Apesar dos atrasos e aumento de custos, tudo ficou pronto para os Jogos, tendo a linha 4 do metrô chegado até a Barra da Tijuca.
Sobre o desenvolvimento urbano, a revitalização da região portuária da cidade, com um investimento de quase R$ 8 bilhões de reais, precisa ser destacada.
Também concluídas as obras de infraestrutura na Barra da Tijuca e em Deodoro, onde se localizaram as principais instalações esportivas da Rio 2016.
Deodoro, um dos bairros da cidade com baixíssimo índice de desenvolvimento recebeu não só as melhorias já citadas, como foi beneficiado com vantagens no transporte e um parque público, Parque Radical de Deodoro, inaugurado antes de julho.
Apesar da construções de novos viadutos ligando São Conrado à Barra da Tijuca, o funcionamento do VLT ( veículo leve sobre trilhos) , ciclovias, entre outros, o legado dos jogos olímpicos no tocante ao meio ambiente e segurança deixou muito a desejar.
Não houve a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, da Lagoa da Tijuca , córregos e rios como planejado. A prefeitura atribui a inoperância aos órgãos estaduais, o mesmo ocorrendo com a segurança e ações educativas e sociais que complementariam as instalações das UPP’S.
A realização das Olimpíadas em uma cidade não é a solução para todas as questões. Pode ser um impulsionador de ações, projetos e medidas que visam corrigir e melhorar a vida dos moradores. Estes, devem sempre estar atentos a tudo que é proposto para sua cidade e fazer valer seu voto na escolha dos futuros governantes.
Fonte: Maria Aparecida Lima
Maria Aparecida Lima é secretária executiva, dona de casa e mãe de família. Carioca e moradora do Rio, adora a cidade, e espera que novos projetos venham melhorar cada vez a vida dos moradores e turistas.