O Rio que eu Amo

O Rio de Janeiro é uma cidade de muitos cartões postais. Praias, montanhas, florestas, lagoas, cidades dentro de uma cidade.


foto-interna-praia-do-leblon

Uma cidade que tem como desafio se reinventar todos os dias para cumprir as expectativas de quem vem de fora e também o de provar ao carioca que seu carisma conquistado internacionalmente está sempre se renovando.

O que eu recomendo para os turistas e aos próprios cariocas é experimentar todo dia um pouco de tudo. Correr a cidade, seus pontos famosos e redescobrir muita coisa que se transformou. Por mais alternativos que sejam seus passeios, é claro que não dá pra deixar de lado as atrações de sempre. Os ícones que a fizeram tornar-se a Cidade Maravilhosa.

Vamos aos meus favoritos:

Que tal começar pelo Arpoador e bater palmas para o pôr do sol, caindo lá no fundo tendo como cenário o Morro Dois Irmãos? Se preferir um outro ângulo, vá até o Mirante do Leblon e descubra um dos mais belos locais para fotos inesquecíveis de toda a orla do Leblon e Ipanema. Mas lembre-se, a dica é ir na hora do por do sol…

meu-rio

Em seguida, vale uma esticada até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma pausa da cidade em um cenário ideal para muitas atividades. Aqui é o melhor convite ao esporte e ao convívio de pessoas que se exercitam diariamente caminhando, correndo, pedalando, fazendo ioga, etc.

rio-2

Seguindo em direção à Barra, prepare-se para uma caminhada na Pedra Bonita – um mirante natural com uma das mais espetaculares vistas da cidade do Rio de Janeiro. E se você tiver coragem, pode se aventurar em um voo duplo de asa delta ou parapente. É de tirar o fôlego…

foto-do-meio-do-texto

Guarde mais energias para o Pão de Açúcar e na volta, descanse nas muretas da Urca, um point obrigatório de gente bonita. É para ver e ser visto.

rio-4

O Maracanã é um capítulo à parte. Você pode curtir um passeio nas visitas guiadas ou viver o clima quente e aguerrido das torcidas em dias de jogos. Guarde um domingo especial para isso.

rio-5

Os domingos também podem ser relaxantes e tranquilos. O Mosteiro de São Bento, fundado em 1590, transforma o centro da cidade em um lugar de silêncio e oração.  Todos os domingos as 10h  é celebrada a Missa conventual solene com canto gregoriano. A visita à Igreja e os detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro são impressionantes.

rio-6

E já que você está pelo centro, conheça o Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã e o novo Aquário, e não se esqueça de passar no MAR  (Museu de Arte do Rio) . Este é um Rio que se transformou. Vale a pena ver.

rio-7

Ir a Santa Teresa é para você se sentir como se estivesse fora do Rio, mesmo estando tão perto do Centro. Seu jeitão de cidade pequena com casarões antigos, onde ainda se conhece todo mundo e se anda a pé por bares e restaurantes incríveis e vistas inesquecíveis.

rio-8

Por fim, programe-se para visitar o Corcovado indo para lá usando o Trem. Um super agradável passeio que vale os vinte minutos atravessando a Mata Atlântica até chegar a um dos visuais mais estonteantes da cidade. Palavra de um carioca.

rio-9

“Minha alma canta /Vejo o Rio de Janeiro / Estou morrendo de saudade

Rio teu mar, praias sem fim / Rio você foi feito pra mim”

(Samba do Avião – Tom Jobim)


Fonte:

Márcio Pegado
Consultor de Marketing e Branding.
Formado em Comunicação pela PUC/RJ, com MBA em Administração e outro em Varejo pela Coppead/RJ. Diretor de Marketing da Bogoricin Prime, carioca e apaixonado pelo RIO.



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil