O tempo não para e a vida segue, com bons frutos para aqueles que adequaram seus projetos e ajustaram seus sonhos.
O Brasil anda em crise. Financeira, política, inflação e dólar alto.
Quantas vezes já escutamos isto? Algumas …
Para aqueles que já trabalham há algum tempo, já devem ter percebido que o pais é cíclico, com os tempos de vacas gordas e logo depois os anos de vacas magras.
Vamos lembrar da hiperinflação que ocorreu nos anos 80 e início dos anos 90, os inúmeros planos econômicos e moedas. O cruzeiro, cruzado,cruzado novo, o confisco em março de 1990, até a chegada do Plano Real em 1994.
Tivemos o sobressalto na área cambial, com a passagem do regime de câmbio administrado para a flutuação suja que permitiu o ajuste do elevado déficit em conta corrente na virada do século.
Em 2002, era significativamente alto o índice das taxas de desemprego.
Em 2003 a expansão do PIB foi de apenas 0,5% . Existem tantas outras notícias de crises passadas até as mais recentes, que não valeria a pena enumerá-las.
O tempo não para e a vida segue, com bons frutos para aqueles que adequaram seus projetos e ajustaram seus sonhos.
Portanto é tempo de comprar seu imóvel.
Na cidade do Rio de Janeiro não existe bolha imobiliária, o que existe é limitação de espaços urbanos para o surgimento de novos empreendimentos.
A cidade maravilhosa é cercada por acidentes geográficos que limitam suas possibilidades de expansão e crescimento. A legislação do uso do solo é cada vez mais restritiva. Assim prevalece e prevalecerá sempre o equilíbrio entre a oferta e a demanda.
Se hoje a demanda é menor, em breve vai voltar a crescer e quem comprou um imóvel, com certeza, vai ter feito um bom negócio.
Hoje em dia o comprador é o protagonista e deve aproveitar a oportunidade para negociar com sabedoria sua aquisição. Seja residencial ou comercial, existem inúmeras ofertas disponíveis em vários bairros da cidade.
Os imóveis que estão com preço correto para venda, balizado nas operações que vem acontecendo na região, encontram liquidez quando são ofertados.
No caso de imóveis novos, ou em construções existem inúmeras oportunidades com descontos significativos uma vez que as empresas construtoras e/ou incorporadoras precisam baixar seus estoques.
O mercado não está superaquecido, mas as vendas continuam acontecendo.
É época de conhecer imóveis, examinar todas as possibilidades, negociar e comprar.
Muitos bancos continuam oferecendo financiamento imobiliário, e sempre é adequado fazer bom uso do FGTS.
Para o brasileiro, imóvel é bem de raiz e objeto de desejo , assim aproveite o momento favorável, e não deixe para depois. Afinal, o tempo não para…
Leila Bogoricin
Arquiteta e corretora, iniciou suas atividades no mercado imobiliário em 1972.
Sua expertise neste mercado abrange todo o ciclo imobiliário, desde a assessoria na compra do terreno, passando pela gestão do produto, legalização, projetos, elaboração e execução do plano de ação comercial e de marketing dos empreendimentos. Com experiência no mercado brasileiro e internacional, foi diretora comercial de imobiliária grande porte, durante mais de 10 anos, se desligando daquela empresa em abril de 2015. Era responsável pela operação de mais de 20 lojas, planejamento estratégico e ações táticas comerciais tanto para o mercado primário (lançamentos) quanto para o mercado secundário (usados).