Quanto mais organizado um indivíduo se torna, mais atividades pode realizar com tranquilidade
Na era em que estamos vivendo, o tempo se tornou o presente mais precioso que uma pessoa tem para dar e receber. Tanto para suprir nossas necessidades básicas ao considerado inútil, ser responsável demanda tempo. Principalmente se vivemos em coletividade, em centros urbanos, responsáveis ou não por nosso sustento.
Qualquer que seja a pessoa, responsabilidades se têm. Comer, dormir, refletir, pesquisar, estudar, trabalhar, encontrar, navegar etc. Toda e qualquer ação, até mesmo descansar de atividades são momentos que distribuímos em nosso cotidiano e precisamos dedicar tempo e esforço.
Conciliar todas as possibilidades que temos para preencher nossa rotina, satisfatoriamente, às vezes parece impossível. A organização favorece a realização de tantos desejos concomitantes. E quanto mais organizado um indivíduo se torna, mais atividades pode realizar com tranquilidade. Comece fazendo uma coisa de cada vez e aos poucos, tarefas das simples às mais complexas ficarão ordenadas. Use todo e qualquer recurso que possa ajudar a dissolver preocupações. Lembrar, elaborar e executar atividades são demandas presentes no cotidiano e quanto mais exercitarmos o gerenciamento de atividades cada vez mais hábil se tornará cumprir responsabilidades sem ansiedade e tensão.
Planejar e organizar também requer tempo. Porém, certamente, isso vai otimizar suas implicações. Segundo o Aurélio, dicionário da língua portuguesa, Organizar é dar às partes de (um corpo) a disposição necessária para as funções a que ele se destina. Portanto dedicar parte do seu tempo para se organizar interna e externamente é uma forma de cuidar da manutenção da sua qualidade de tempo, de dia, de vida e de morte.