Uma área onde é possível deixar os animais correrem livres, sem coleira
O ParCão da Freguesia tem sido um espaço de socialização para cães e donos, e, prestes a completar cinco anos, no fim de março, tem recebido melhorias graças a voluntários e parceiros.
O parque, na Rua Geminiano Gois, funciona das 7h às 20h30m, e a cada dia recebe, em média, 20 humanos e seus bichos de estimação. Entre as reformas já realizadas, por meio de mutirões iniciados há dois meses, estão a pintura dos muros e de brinquedos doados por uma empresa e o reparo de uma cobertura. Também foi instalada uma câmera para monitoramento, embora não haja relatos de violência no local.
No início do mês, o mutirão foi de poda de árvores e limpeza. No chão do ParCão, só ficam folhas secas, que ajudam a manter a temperatura amena, e garrafas plásticas vazias, usadas como brinquedos comunitários. Simone Villas-Boas, voluntária atuante e responsável pelos vira-latas Fifi e Fred, foi uma das mentoras dos mutirões.
— Temos as placas de boas condutas e mantemos sacos plásticos aqui. Há um grupo que cuida do ParCão. Se uma lâmpada queima, nós nos organizamos para trocar — conta.
O parque também conta com dedetização mensal, feita gratuitamente por um parceiro. As próximas etapas serão a pintura de um painel de grafite, por um artista convidado, e a instalação de cobertura num dos muros.
A voluntária Lilian Prado, sempre acompanhada do vira-lata Pitanga, vem reunindo palets para erguer um muro verde. O grupo também faz ações sociais, como arrecadação de ração para abrigos. Os eventos são divulgados nas redes sociais do ParCão Freguesia.