O mercado imobiliário é afetado diretamente pelos acontecimentos políticos e econômicos do País. Assim não é possível fazer análises, estudos, previsões, sem contextualiza –lo nesses cenários.
Ao que tudo indica, a instabilidade política deve arrefecer, o que afetava diretamente diversos setores e ainda ajudava no aumento da crise econômica.
É certo que, com este governo – ainda que temporário, enquanto não se aprova o impeachment -o cenário do mercado imobiliário deve sofrer mudanças em sua atual situação.
Já vislumbramos uma perspectiva de resultados mais positivos para o setor ainda neste ano.
Segundo analistas ouvidos por este blog, já no mês de Maio a procura por imóveis aumentou e o viés da demanda é de alta.
Isto é reflexo, principalmente, pelo resgate da confiança da retomada de uma agenda econômica positiva, ganhando força com a perspectiva que o dólar se desvalorize , que os juros caiam, que a inflação fique mais segura e o que o crédito seja ampliado
É verdade que os desafios ainda são grandes. Mas parece que a situação vai começar a se estabilizar, pois um rumo começa a ser tomado pela nova e competente equipe econômica que foi montada.
É importante ressaltar que a continuidade de indicadores positivos, terão uma influência direta no mercado imobiliário, passando mais segurança para as incorporadoras e consumidores e dando melhores perspectivas para quem deseja investir na compra de um imóvel.
O chefe de pesquisa econômica da Ashmore, gestora de recursos britânica especializada em investimentos em mercados emergentes, Jan Dehn, avalia que “Dados recentes mostram que a atividade econômica talvez tenha chegado ao fundo do poço no Brasil “. E continua:
“A combinação prolongada de recessão com a expectativa de melhoras com a entrada do novo governo deve estabilizar a economia para então depois melhorar.”
Em mensagem a investidores, Roberto Egydio Setubal, presidente do Banco Itaú, reforça sua crença na melhoria da economia ao afirmar que: “Nossas esperanças se renovam. O Brasil abre perspectivas positivas, uma relação maior de possibilidades de retomada do crescimento econômico.”
Desta forma e devagar, apesar das turbulências, parece que começamos a vislumbrar um futuro melhor, com maior perspectiva e possibilidade de recuperação e crescimento.
Leila Bogoricin
Arquiteta e corretora, iniciou suas atividades no mercado imobiliário em 1972.
Sua expertise neste mercado abrange todo o ciclo imobiliário, desde a assessoria na compra do terreno, passando pela gestão do produto, legalização, projetos, elaboração e execução do plano de ação comercial e de marketing dos empreendimentos. Com experiência no mercado brasileiro e internacional, foi diretora comercial de imobiliária grande porte, durante mais de 10 anos, se desligando daquela empresa em abril de 2015. Era responsável pela operação de mais de 20 lojas, planejamento estratégico e ações táticas comerciais tanto para o mercado primário (lançamentos) quanto para o mercado secundário (usados).