Momento de retomada econômica tem “excelentes oportunidades” para quem deseja investir em imóveis
No último ano, aluguel ficou mais caro, enquanto valor da venda não mudou em 60% dos bairros analisados. Preços devem avançar mais em 2019.
A rentabilidade anual dos imóveis chegou a 5,6% em setembro, superando o retorno da caderneta de poupança pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com o Index, levantamento divulgado dia 24/10 pelo portal Imovelweb.
Com o nível de rentabilidade atual, são necessários 17,9 anos de locação para recuperar o gasto com a aquisição de um imóvel, tempo 4,4% menor do que o registrado há um ano. Segundo nota divulgada pela Imovelweb, o preço do aluguel subiu nos últimos meses, enquanto o da venda ficou estável no período.
Em setembro, o aluguel de um apartamento padrão – de 65 metros quadrados, com dois dormitórios e uma vaga de garagem – ficou em R$ 1.745 por mês, valor 0,6% maior do que o registrado no mês anterior.
No período de 12 meses encerrado em setembro, a subida do preço do aluguel foi de 3,4%, percentual ainda abaixo da inflação anual do período, que ficou em 4,3%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o CEO do Imovelweb, Leonardo Paz, o momento de retomada econômica tem “excelentes oportunidades” para quem deseja investir em imóveis.