O Rio de Janeiro ganhou grande destaque e notoriedade em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que estão acontecendo na cidade até 18 de setembro.
A festa de abertura das Olimpíadas 2016, que ocorreu no Maracanã em 05 de Agosto, não só surpreendeu, como foi muito elogiada pela imprensa especializada do mundo todo. O time de diretores criativos é composto por Andrucha Waddington, Abel Gomes, Daniela Thomas e Fernando Meirelles, que prometeram fazer a maior festa já realizada no Brasil, com uma super estrutura e inúmeros efeitos especiais. Estima-se que o evento tenha sido acompanhado e aplaudido, ao vivo, por 4 bilhões de pessoas ao redor do planeta. Assista a síntese da festa: https://www.youtube.com/watch?v=WAyydmEGDxU
Mais de 200 países membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) competem nos Jogos Rio. Além da disputa de 42 modalidades nos jogos Olímpicos e 23 modalidades nas paraolimpíadas, a cidade oferece inúmeras atrações, festas, shows e eventos.
A disputa por medalhas Olímpicas acontece em 32 arenas espalhadas pela cidade. O futebol leva os jogos para o resto do país, com partidas em cinco estádios de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.
Acompanhe a agenda e o resultado dos jogos.
https://www.rio2016.com/calendario-e-resultados
Rio 2016 Fest vai agitar o Parque Olímpico da Barra e de Deodoro, além das atrações do Boulevard Olímpico, que acontecem na Praça Mauá, Madureira e Campo Grande. Não é fácil escolher a programação, https://www.rio2016.com/live-sites
Tradição nos Jogos Olímpicos, as Casas dos Países são uma verdadeira viagem multicultural. Em cada local, é possível encontrar uma experiência diferente. Inúmeras festas, exposições, culinária, interatividade. Conhecer as especificidades de tantos países em uma única cidade é uma grande oportunidade. Muitas vezes ainda é possível encontrar os ídolos de perto, já que muitos atletas comemoram suas vitórias na Casa do seu país. Programe sua visita.
https://www.rio2016.com/casas-dos-paises
E ainda, atrações e novidades nos galpões dos parceiros Olímpicos do Rio 2016,
que estão abertos ao público durante e após os jogos.
Vale a pena dar uma passadinha conhecer
https://www.rio2016.com/ativacao-de-patrocinador
As Olimpíadas deixaram para a cidade um grande legado. Obras que dificilmente sairiam do papel já são hoje uma realidade.
Um dos maiores legados é sem duvida a mobilidade urbana: Em seis anos de obras, a cidade ganhou BRT, metrô e VLT. Além de duplicação de viadutos, ciclovias, e reformas urbanas
Após os jogos 300 mil habitantes devem usar, por dia, a linha 4 do metrô.
Já em 2012 houve a inauguração de trechos do BRT. Ônibus que transitam por corredores exclusivos. Acredita-se que após as olimpíadas mais de 500 mil pessoas irão usufruir deste meio de transporte diariamente. O corredor da Transolímpica, com 26 quilômetros de extensão, vai ligar o Recreio dos Bandeirantes ao Complexo de Deodoro.
Em um encontro do passado nostálgico com o futuro repleto de tecnologia, o VLT, que nos lembra os bondes, mas é um trem moderno com ar condicionado e conforto, vai percorrer 28 quilômetros e transportar 300 mil passageiros por dia. Por enquanto dá para ir da rodoviária ao aeroporto, passando pelo porto, um antigo conhecido, hoje modernizado e reformado, o novo point da cidade e um lugar cheio de novidades.
A maior parte das instalações dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016 estará localizada na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, abrigará o Parque Olímpico e a Vila Olímpica e Paralímpica, entre outros.
Além das melhorias previstas para a região em relação à infra estrutura e ao transporte, a Barra será, ainda, um dos espaços do Centro Olímpico de Treinamento (COT). Aproveitando-se das instalações dos Jogos, o COT terá, após o evento, disponíveis 40.000 M2 destinados ao treinamento de diversas modalidades, sendo peça-chave na Rede Nacional de Treinamento.
Outro legado que é importante ser citado é a Nova Praça Mauá. Área no Centro da Cidade que passou por 4 anos de obras como parte do projeto de revitalização Porto Maravilha. Cercada pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e pelo Museu do Amanhã, a Praça passa a ser um novo e espetacular ponto turístico para passeios no Centro.
E não é só esportes e jogos que a cidade maravilhosa vai oferecer neste período. Uma serie de exposições e eventos vão estar disponíveis para cariocas e visitantes. O site www.almostlocals.com selecionou 10 dicas de programação para serem aproveitadas.
https://www.almostlocals.com/dicas-programacao-jogos-olimpicos-rio-2016/
Vai ser preciso fôlego de atleta e muito tempo livre para aproveitar tanta diversidade, gastronomia, entretenimento, novas experiências e muita arte.
Luis Henrique Monteiro de Miranda
Possui formação na área tecnológica com treinamento avançado em edição de vídeo, videografía e manipulação de imagens.
Curso básico para roteiro e produção de conteúdo para cinema e TV.
É carioca e adora o Rio.
Fonte: