Quais as potencialidades do bambu? Como a energia solar pode transformar o transporte público das cidades? Qual o papel do design no desenvolvimento da economia circular? Eis as primeiras perguntas que devem ser respondidas pelo ciclo de debates que ocorre entre os meses de outubro e novembro no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios. Afim de levantar discussões sobre os atuais desafios e possibilidades do design contemporâneo, a programação é aberta para todos os interessados em refletir sobre design sustentável.
No dia 21, o ciclo de palestras começa com uma apresentação do Laboratório de Experimentação com Bambu da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que vai tratar das sobre o potencial do bambu para o desenvolvimento de produtos. O segundo encontro está marcado para o dia 8 de novembro, quando o designer Fernando Cunha Lima apresentará seu projeto de um barco movido à energia solar e ao lado de Aurélio Souza, consultor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, falará sobre o uso da fonte alternativa no desenvolvimento de produtos e do sistema de transporte público.
Para encerrar, no dia 26 de novembro, os designers Érico Gondim e Flávia Vanelli falam sobre a Reciclagem e Economia Circular no Design Brasileiro a partir do desenvolvimento da luminária Currupio, criada por Érico a partir do material criado por Flávia a partir de sacos plásticos descartados.