Hospedagens que têm a decoração como diferencial fazem sucesso no país que é destino da moda.
É inegável que Portugal está sob os holofotes do turismo. Não só brasileiros, mas viajantes do mundo inteiro têm escolhido o país como destino, atraídos pela comida, pelas belezas naturais e também pela efervescente cena cultural que toma conta de lá.
Com as redes sociais, a busca das pessoas por hospedagens em lugares visualmente belos aumentou, o que resultou em uma reestruturação da indústria hoteleira. Ou seja: a decoração de um hotel importa mais do que nunca!
Pensando nisso, fizemos uma lista com 17 hospedagens que serão inesquecíveis em sua viagem a Portugal. Afinal, o seu feed do instagram vai estar repleto de fotos nele!
Se você não abre mão do estilo mesmo quando a viagem é low budget, o Get Inn pode ser a solução que você buscava. Em um casarão reformado localizado em Cascais, uma paleta de azul e amarelo evoca dias de sol e verão nos corredores e ambientes sociais.
Os quartos, todos compartilhados, trazem uma paleta mais clean, mas não menos estilosa.
O que você procura em seus dias de férias é viver como se estivesse em uma pequena vila e nunca tivesse visto a correria da cidade? O Artvilla, um hotel para contemplação que fica no Cadaval, busca proporcionar ao visitante a tranquilidade de um morador que nasceu e viveu durante grande parte de sua vida em meio ao campo e à natureza.
Com apenas 14 suítes, cada uma com uma decoração diferente inspirada em um lugar do mundo, o paradisíaco Hotel Areias do Seixo fica em A-Dos-Cunhados, apenas 1 hora e meia de Lisboa, e é uma mistura de retiro em meio à natureza com hotel de luxo.
Além de massagens relaxantes e diversas atividades, o hóspede é convidado a participar de uma gama de atividades que inclui colheita de ervas para chás, pesca, visitação a dunas, aulas de compostagem e sustentabilidade.
No alto de uma pequena colina da região de Casas Novas, fica o charmoso solar no estilo barroco em que foi instalado o Hotel Rural Casas Novas, um refúgio que une relaxamento e vida no campo. Por ali, a beleza da arquitetura histórica e todas as comodidades dos dias de hoje convivem em harmonia.
Pelas grandes janelas que cortam as paredes de pedra da construção, penetra a paisagem campestre da propriedade de 2,2 hectares, pontuada, além de belas visões, por oportunidades de divertimento ao ar livre e por belas fotos.
Premiado recentemente como o melhor no quesito design pelo Best of the Best do Virtuoso, o Six Senses Douro Valley privilegia a calmaria local no seu projeto e filosofia. A mansão no topo da colina do Rio Douro tem vista inebriante do vale, com natureza em evidência.
O spa tem estrutura de vidro, com vista para o jardim, assim como os quartos. A decoração de interiores é assinada pelo nova-iorquino Clodagh Design.
Se você busca momentos mais introspectivos em uma propriedade do séc 18 com apenas 6 quartos e decoração contemporânea, a Casa Do Juncal, na cidade de Guimarães, une o novo e o antigo e irá satisfazer suas vontades.
A decoração sóbria, que ficou por conta de José Manuel Martins e da proprietária Daniela Abreu, dá destaque para o branco, o cinza, o cedro do mobiliário de design e as cores fortes dos banheiros.
Na Serra da Grândola, em meio a vinhedos, o hotel de enoturismo A Serenada mistura um clima rústico a intervenções contemporâneas que fazem o tempo passado ali parecer fazer parte de um sonho.
A rusticidade e a tradição se fazem presentes em materiais como a cortiça, os azulejos e o mármore que reveste os banheiros. Nas áreas sociais, além de uma biblioteca e de salas de estar em clima campestre, uma convidativa piscina serve de refúgio nas horas de relaxamento. À noite, a luz do farol do Cabo Espichel banha o local com uma atmosfera mágica.
Elegante e minimalista, o hotel Ecork é uma homenagem á arquitetura que transformou o centro milenar da cidade de Évora, onde se localiza, em Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, Ou seja: é um prato cheio para os amantes da arquitetura!
Com poucas janelas, o edifício central lembra a arquitetura moura, mas a influência árabe também está presente nos bangalôs, cada um com seu pátio, cercado por paredes vazadas. O sol cria desenhos no chão, convidando os turistas a se encantarem com as pequenas belezas da vida.
Se você gosta de um clima aristocrático, águas termais e luxo puro, o Vidago Palace Hotel é um destino feito para você. Localizado a uma hora da Cidade do Porto em um prédio com 70 quartos e 5 andares, o hotel que abriu as portas em 1910 foi reformando entre 2006 e 2010 para ficar ainda mais luxuoso.
Logo na entrada do grandioso prédio, a escada dupla de madeira ladeada por estatuetas de sílfides já dá o tom do que pode ser esperado. Assoalhos, painéis de madeira, móveis suntuosos, tecidos luxuosos e papéis de parede de seda são apenas alguns dos elementos que constroem esse universo dos sonhos cheio de alma e de história. Perfeito para fazer milhares de fotos!
Desenhado com base nas curvas de nível dos vinhedos, o projeto de arquitetura da Quinta de Lemos impressiona. O hotel de luxo possui apenas três suítes, que simulam verdadeiras residências (tem até piscina!), e um restaurante para degustar do melhor produto da região. Além disso, não existe recepção formal. A intenção era que os serviços criassem uma atmosfera íntima, familiar e exclusiva.
Com traços contemporâneos, o hotel abusa do concreto aparente, característica bem marcada nos amplos espaços vazios que revelam uma influência brutalista.
Imagine unir o clima histórico das terras lusitanas ao despojamento das townhouses nova-iorquinas em uma hospedaria repleta de obras de arte, peças vintage e mobília contemporânea. Tal lugar existe na cidade de Lisboa e recebe o nome de Hotel Valverde.
O espaço resgata, em uma reforma que mescla cores sóbrias e vibrantes, as memórias de tempos áureos, quando ali existiam jardins construídos pelo Marquês de Pombal. Com seus interiores criados por José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, o Valverde é um recanto elegante e receptivo tanto em suas áreas comuns quanto nos 25 quartos – cada um pintado com um tom diferente.
Turismo rural é uma nova modalidade para aqueles que fogem da loucura da capital, que está cada vez mais borbulhante, e das praias famosas que, apesar de paradisíacas, ficam lotadas. São hotéis criados em propriedades familiares e que, apesar de relativamente novos, têm histórias para contar.
POR MICHELL LOTT