Portugal, o melhor lugar do mundo para aposentados

“The World’s Best Places to Retire”


O Global Retirement Index analisou 24 países em 10 categorias diferentes, incluindo custo de vida, benefícios oferecidos aos aposentados, clima ou cuidados de saúde.

Photo by Ricardo Teixeira on Unsplash
Photo by Ricardo Teixeira on Unsplash
Portugal continua a fazer furor lá fora. Desta vez, o país à beira mar plantado foi eleito como melhor destino do mundo para gozar a aposentadoria, de acordo com o ranking anual da revista International Living. A publicação destaca o “povo gracioso” português, a “capital movimentada”, as “praias tentadoras” e os “vales verdejantes que são mais atraentes do que nunca para um número crescente de pessoas”.

A revista produz todos os anos, em janeiro, o “The World’s Best Places to Retire” (“Os melhores locais do mundo para a aposentadoria”), onde elege os 10 melhores locais para os aposentados viverem, com base no Global Retirement Index. O estudo analisou 24 países em 10 categorias diferentes, incluindo custo de vida, benefícios oferecidos aos reformados, clima ou cuidados de saúde, e colocou Portugal na liderança em categorias como cuidados de saúde, clima e alojamento. O país também aparece bem classificado no entretenimento, socialização e desenvolvimento.

“Repleto de história e cultura, possui um clima agradável durante todo o ano na maioria das regiões, além de um custo de vida extremamente acessível. Quem estiver à procura de praias para surfar ou ruínas antigas, museus ou trilhas para caminhadas, um lugar para praticar windsurf ou aperfeiçoar o jogo de golfe, vai encontrá-los em Portugal”, escreve Tricia Pimental, correspondente da revista International Living que vive em Portugal há sete anos.

A correpondente refere ainda os cuidados de saúde de profissionais de qualidade, o clima temperado, a segurança, excelente comida e vinho e o estilo de vida acessível. De acordo com Tricia Pimental, os aposentados podem viver confortavelmente em Portugal (sem extravagâncias) com cerca de 2.500 dólares por mês, cerca de 2.250 euros, mas que  se optarem por cidades como o Porto, Lisboa, Cascais ou pelo Algarve, o orçamento médio já deverá rondar os 3.000 doláres, 2.700 euros.

“Classificado como terceiro país mais seguro do mundo no Índice Global de Paz de 2019, Portugal não é apenas seguro, mas bonito”, remata a correspondente.

O estudo Global Retirement Index é realizado pela International Living desde 1979 e analisa os melhores países do mundo para os aposentados nas categorias alojamento, benefícios (que estão a ser revistos pelo Governo) e descontos, vistos, custo de vida, socialização e entretenimento, cuidados de saúde, desenvolvimento, clima, oportunidades e governança.



Nós apoiamos. Apoie também:

Pró Criança Cardíaca Médicos Sem Fronteiras Action Aid Brasil