Confira a segunda parte de nossa matéria sobre dicas de passeio em Portugal!
Esta é segunda parte da matéria. Para ler a primeira parte, clique aqui
Ribeira
Coração do Porto, o bairro da Ribeira tem construções medievais em lindos cartões-postais frente ao Douro. À noite, a Ribeira fica especialmente agitada, com muito movimento em seus cafés, restaurantes e bares.
Foto: Paulo Magalhães/Turismo de Portugal
Musei Calouste Gulbenkian
Importante museu de Lisboa, o Calouste Gulbenkian tem uma coleção composta por cerca de 6 mil peças com Arte Oriental, Clássica e Europeia. O museu, considerado como um dos melhores pequenos museus do planeta, expõe 1 mil peças de maneira permanente e inova regularmente com exposições temporárias e obras em destaque.
Foto: Sheila Thompson/Flickr
Quinta da Regaleira
Situada próximo ao centro histórico de Sintra, a Quinta da Regaleira é um lugar enigmático e surpreendente. O palácio foi encomendado por um milionário português no começo do século 20 e esconde diferentes jardins, recantos, subterrâneos e edifícios de bela arquitetura.
Foto: Fredrik Rubensson/Flickr
Tomar
A 100 km de Lisboa, perto da fronteira com a Espanha, Tomar é uma magnífica cidade medieval às margens do rio Nabão. Entre os diversos monumentos, destaca-se o impressionante Convento de Cristo, um dos cartões-postais mais emblemáticos de Portugal.
Foto: Liliana Bettencourt/stock.xchng
Évora
Verdadeiro museu a céu aberto na região do Alentejo, a cidade de Évora tem um centro-histórico que se encontra entre os mais bem preservados da Europa. Entre as belezas da cidade, está o Templo de Diana, pérola da cidade do século 2, com impactantes colunas e arcos num incrível exemplo de arquitetura da época romana.
Foto: Rodrigo Saldanha de Almeida/Flickr
Palácio Nacional da Pena
Conhecido também como o Castelo da Pena, o Palácio Nacional da Pena serviu por muitos anos como residência da família real de Portugal. Situado na cidade de Sintra, o Palácio reúne o melhor da arquitetura do romantismo, criando um espetáculo para os olhos dos visitantes.
Foto: Jose Manuel/Turismo de Portugal
Monumento aos Descobrimentos
Com 52 metros de altura frente ao Rio Tejo, o Monumento aos Descobrimentos foi realizado na década de 60 como homenagem a aqueles que participaram na época dos descobrimentos de novas terras para a coroa portuguesa, que incluiu a chegada ao Brasil. Com forma de caravela, o monumento representa diferentes heróis portugueses, num belo cartão-postal que oferece uma linda vista sobre Lisboa.
Foto: Getty Images
Bondinho em Lisboa
Chamados de “eléctricos” pelos habitantes de Lisboa, os tradicionais bondinhos que circulam pela cidade são, mais do que um simples transporte público, verdadeiros símbolos da capital portuguesa. Usar estes bondinhos como meio de transporte pela cidade permite se locomover de maneira divertida, original e econômica.
Foto: Jose Manuel/Turismo de Portugal
Castelo de São Jorge
Construído no século 11, o Castelo de São Jorge destaca-se na paisagem de Lisboa com suas numerosas torres e muralhas, num incrível conjunto de edificações. Os turistas que fazem a visita ao castelo deparam-se com uma imponente arquitetura, um museu arqueológico e uma das vistas panorâmicas de Lisboa mais estonteantes, devido à localização privilegiada.
Foto: Getty Images
Palácio Real de Queluz
Também conhecido como Palácio Nacional, o Palácio Real de Queluz é um notável conjunto arquitetônico que apresenta os gostos da corte portuguesa nos séculos 18 e 19, com fortes influências francesas e italianas. Situado em Sintra, o Palácio destaca-se também por sua notável coleção de arte e seus magníficos jardins.
Foto: Jose Manuel/Turismo de Portugal
Café a Brasileira
Situado no bairro do Chiado, o Café a Brasileira é um dos cafés mais famosos e antigos de Lisboa. Inaugurado em 1905, o local vendia o autêntico café trazido do Brasil e é hoje um ponto imperdível de roteiros turísticos de Lisboa.
Foto: Getty Images
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Único Parque Nacional de Portugal, o Peneda-Gerês ocupa uma área de mais de 70 mil hectares no nordeste da região do Minho. Serras, rios, florestas e muitas paisagens incríveis, com uma rica fauna local, fazem parte dos atrativos.
Foto: Alvaro Perez Vilariño/Flickr
Castelo de Marvão
Situado na vila de Marvão, o Castelo de Marvão ocupa uma posição privilegiada sobre uma colina a 840 metros de altura. Com suas muralhas imponentes, o castelo foi erguido no século 13 e é hoje um dos principais monumentos da região do Alentejo.
Foto: Feliciano Guimarães/Flickr
Cabo de São Vicente
Ponto mais ocidental do continente europeu, o Cabo de São Vicente forma uma paisagem única no litoral do Algarve. Próximo a Sagres, o Cabo ergue-se sobre falésias de até 70 metros de altura, criando uma atmosfera única e especial.
Foto: Getty Images
Sé de Braga
Monumento da cidade de Braga, a Sé de Braga é um dos edifícios religiosos mais antigos e famosos de Portugal. Implantado sobre uma antiga catedral do século 3, o atual edifício começou a ser erguido em 1509, deixando um interessante vestígio para os turistas, tanto na beleza de seu exterior quanto em seu interior.
Foto: Turismo em Portugal
Santuário de Fátima
Importante santuário mariano, em Cova da Iria, o Santuário de Fátima é composto por diferentes construções, como a Capelinha das Aparições e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Inaugurada em 2007 com capacidade para até 9 mil pessoas, a Basílica da Santíssima Trindade se posicionou como uma das maiores igrejas do mundo.
Foto: Alfonso Romero/stock.xchng
Abadia de Batalha
Obra-prima da arquitetura gótica, a Abadia de Batalha foi construída a partir de 1388 sob ordens do Rei João I. Exteriores e interiores deixam os visitantes de queixo caído, com muitos detalhes e um conjunto impressionante próximo de Lisboa.
Foto: Getty Images
Santuário de Nazaré
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um dos mais importantes sítios católicos da Europa, nasceu originalmente com a construção da capela conhecida como a Ermida da Memória, em 1182. No século 14, o Rei Fernando I visitou o sítio e decidiu honrar Nossa Senhora de Nazaré, dando maior importância e dimensão ao local. Hoje, o sítio consiste em três santuários: uma gruta, a Ermida da Memória e a belíssima Igreja de Nossa Senhora da Nazaré.
Foto: Daniel Dalledone/Flickr
Açores
Formado por nove ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico, a 1.500 km de Lisboa, o arquipélago das Açores tem belezas exuberantes, paisagens verdes e um ambiente relaxado. As praias não são paradisíacas, mas o arquipélago é ideal para aqueles que quiserem estar em sintonia com a natureza.
Foto: Rui R/stock.xchng
Fonte: Terra.com.br – Vida e estilo