Vale a pena viajar para Portugal no inverno?
Aliás, me perguntam da Europa em geral e minha resposta pode ser bem direta: sim! Para mim é, em muitos aspectos, a melhor época para ir, mas vamos aos motivos pelos quais você não deve temer viajar para Portugal durante essa estação.
Portugal é, entre os países europeus, um dos menos frios durante o inverno, tanto que muitos turistas dos países nórdicos escolhem o país como destino de inverno e vão felizes e saltitantes tomar banho na praia. Quem já viajou para a região do Algarve, no sul, já deve ter visto essa cena, certo?!
Esse inverno ameno se deve ao fato do país ter um clima mediterrâneo e, na maior parte dos lugares, as temperaturas não costumam estar, durante o dia, abaixo dos 10ºC, além de ser um dos países com mais dias de sol, uma média de 300 por ano. Então, chegamos a outra pergunta que me fazem muito: é verdade que chove o inverno inteiro lá?
Já li sobre isso em alguns blogs e sites, cujos autores foram apenas uma vez – com sorte duas – ao país nessa época e deram esse azar (que pode acontecer em qualquer época do ano, claro) e, por causa disso, saem afirmando bobagens desse tipo. O fato é que no inverno o índice de chuva é maior do que durante o verão, por exemplo, mas isso nem de longe significa que chova o inverno todo ou que o índice de chuva seja o mesmo no país inteirinho. Sou de Coimbra e uma das coisas que mais gosto no inverno são os dias com um céu quase sempre muito azul, sem uma nuvenzinha
A região que é mais fria e com maior tendência à chuva é a norte (Minho e Trás-dos-Montes) e as montanhas, onde você poderá pegar facilmente temperaturas negativas e até ver neve; mas na região centro e sul, o inverno é bem mais ensolarado e com temperaturas maravilhosas. Lisboa, por exemplo, dificilmente tem mínimas abaixo de 8ºC, e sua média fica na casa dos 12ºC e 14ºC.
Aliás, chegamos a mais um ponto que muitos querem saber: onde é possível ver neve em Portugal? O principal destino de inverno é a Serra da Estrela, onde está o ponto mais alto do país, mas você também poderá curtir neve na Serra do Gerês e na Serra do Montesinho.
Como pode perceber, não há razões para temer o inverno em Portugal. Definitivamente, não é como ir para o norte da Noruega ou Rússia! Além disso, existem muitas vantagens em viajar no inverno:
– os lugares ficam bem menos lotados e dificilmente você precisará enfrentar filas para visitar as principais atrações turísticas, o que pode otimizar bastante o tempo durante o dia;
– as coisas ficam mais baratas;
– você consegue conhecer os lugares no seu ritmo de vida verdadeiro, permitindo que tenha uma ideia melhor de como é a vida cotidiana ali;
– é a melhor época para tomar bons vinhos e comer ótimos queijos;
– em janeiro você pegará a época dos saldos (promoções) e eles podem ser muito bons.
Mas é claro que, como em qualquer estação do ano, existem também as desvantagens: Os dias são mais curtos, embora em Portugal eles sejam mais longos que em outros países europeus. Tomar um cafezinho numa esplanada poderá não ser a melhor opção, mas, sinceramente, não acho que isso seja algo tão prejudicial assim.
Então, você deve estar pensando agora: quer dizer que a temperatura é sempre essa e não vou pegar chuva nenhuma em janeiro ou fevereiro? Claro que não, principalmente em se tratando de clima! Como eu ou qualquer outra pessoa poderia afirmar isso?!
Uma coisa em minhas andanças pelo mundo eu aprendi: atualmente não existe muita regra quando o assunto é meteorologia, por isso, um conselho que dou para todos que me fazem perguntas a respeito de clima é: uma semana antes de sua viagem entre em um site de previsão meteorológica e verifique como estarão, provavelmente, as coisas no seu futuro destino, seja Portugal ou outro qualquer, pois esse é o único modo de você ter uma ideia melhor do que pode estar te aguardando.
E a última e clássica pergunta que sempre recebo: que roupa eu levo para Portugal no inverno? Bom, isso vai depender do seu roteiro. Se você for ficar mais por Lisboa, arredores e sul, dificilmente precisará de algum casacão mais pesado, mas se, por outro lado, quiser ir até o norte ou ver neve, aí sim será preciso um bom casaco e de preferência daqueles impermeáveis.
Fonte: http://www.turistaprofissional.com/
Por: Ana Catarina Portugal
Ana Catarina Portugal é a criadora e editora-chefe do blog Turista Profissional, relatando as dicas e experiências que teve nos mais de 40 países por onde já passou. Também escreve sobre viagens para revistas especializadas, é professora de artes, filósofa formada e mestre em História da Arte.