Portugal recebeu no ultimo ano uma grande leva de brasileiros cansados da instabilidade econômica, política e sobretudo com a insatisfação das condições básicas da vida nos centros urbanos no Brasil.
Para a psicóloga da Casa do Brasil em Lisboa, Cynthia de Paula, os brasileiros que chegam a Portugal não vêm só em busca de uma estabilidade financeira, mas em busca de uma melhor qualidade de vida.
Vale ressaltar que Portugal foi considerado o quinto país mais pacífico do mundo, pelo Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, também possui o clima mais ameno da Europa, não apresenta temperaturas extremas e ainda as quatro estações muito bem definidas.
A socióloga Margarida Marques explica que “os brasileiros que chegam a Portugal tem uma presença muito diversificada, muito distante da ideia daqueles que vinham para trabalhar sem nenhuma qualificação.”
Estes novos residentes são estudantes matriculados em programas de especialização e doutorado, funcionários públicos, aposentados, empresários, profissionais liberais e descendentes de portugueses. Os últimos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) portugueses indicam que em 2014 foram concedidos 6.068 vistos de residência a brasileiros, que chegaram a um total de 87.493 , o que representam 22,1% dos estrangeiros que vivem legalmente no país.
O custo de vida em Portugal é barato, e consideravelmente menor ao dos principais países da Europa Ocidental. É possível se viver bem gastando pouco, mesmo em cidades grandes como Lisboa ou Porto.
A educação publica é de qualidade. O Ministério da Educação em Portugal investiu muito em projetos e os resultados já são perceptíveis. A saúde publica funciona bem apesar de não ser gratuita, tem preços extremamente acessíveis.
Por exemplo para uma consulta com um clinico geral em um posto de saúde público paga-se € 5,00 ( equivalente a R$ 20,00 ), vários exames são gratuitos no sistema de saúde português. Sendo também possível optar por planos de saúde como no Brasil. Porém grande e significativa parte da população utiliza o sistema público da saúde.
Os transportes públicos são extremamente eficientes e integrados. Comprando um único bilhete é possível utilizar todos os meios de condução disponíveis na cidade. Todas as regiões são acessíveis através de condução pública , que de um modo geral costumam funcionar no horário correto. Mesmo em períodos de pico, quando os transportes costumam ficar mais cheios, a oferta de lugares nas variadas conduções proporcionam inúmeras opções de deslocamento, que são sempre superiores a demanda, o que garante uma viagem com conforto.
Um atrativo muito importante e sempre enfatizado pelos residentes é que não existe preocupação com a segurança, seja de dia ou de noite. É possível caminhar pelas ruas das cidades a qualquer hora sem medo de ser assaltado, ou de tiroteios.
Mesmo em momentos de crise a criminalidade continua com índices muito baixos. Os crimes mais comuns contra os cidadãos são os furtos.
São ainda citados, pelos brasileiros que mudaram para Portugal, inúmeros outros pontos significativos do país escolhido como o novo lar. A beleza do território, a gastronomia, a cultura, a arte, a história a facilidade da língua, a gentileza dos portugueses entre outros. Afinal, Portugal é um país cheio de encantos e culturalmente muito próximo do Brasil
Existe a ideia do novo governo socialista português liderado por António Costa, que pretende eliminar a necessidade de vistos e estabelecer a liberdade de circulação e residência para os cidadãos dos Estados –membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Giné Equatorial, Timor Leste e São Tomé e Principe) , se o projeto for aprovado com certeza o número de brasileiros que se mudarão para Portugal vai crescer muito.
Fontes:
Casa do Brasil em Lisboa: http://www.casadobrasil.info/
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Português: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/page.aspx
Comunidade de Países de Língua Portuguesa : http://www.cplp.org/
Faculdade de ciências sociais e humanas – Universidade nova de Lisboa: http://fcsh.unl.pt/
Euro Dicas – Saúde publica em Portugal: http://www.eurodicas.com.br/saude-publica-portugal/